segunda-feira, 5 de maio de 2008

General que irritou Lula preside cerimônia em Belém

O general-de-divisão Jeannot Jansen da Silva Filho, comandante da 8ª Região Militar, passa o bastão ao general-de-divisão Newton Álvares Breide nesta segunda-feira, a partir das 20h, no Batalhão de Infantaria de Selva.
Breide já representou o Exército em 13 Campeonatos Brasileiros das Forças Armadas. Conquistou 46 medalhas, das quais 35 foram de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Detém 13 recordes do Exército, sendo seis individuais e sete por equipe. Até agora, ocupava o cargo de sub-chefe do Estado Maior do Exército.
A solenidade será presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, general-de-exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, aquele mesmo que recentemente abriu o verbo contra a política indigenista brasileira, por ele classificada de “caótica.”
Durante palestra no Clube Militar, no Rio, no dia 16 de abril passado, o general Heleno disse que a “a política indigenista brasileira está completamente dissociada do processo histórico de colonização do nosso país. Precisa revista com urgência. (...) É só ir lá ver as comunidades indígenas para ver que essa política é lamentável, para não dizer caótica”.
Continou o general: “Pela primeira vez estamos escutando coisas que nunca escutamos na história do Brasil. Negócio de índio e não índio? No bairro da Liberdade, em São Paulo, vai ter japonês e não-japonês? Só entra quem é japonês? Como um brasileiro não pode entrar numa terra porque é uma terra indígena?", afirmou.
As críticas levaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a exigir explicações do Ministério da Defesa para as posições do comandante militar da Amazônia.

Um comentário:

Anônimo disse...

O general está enganado. É o processo histórico de colonização brasileira que precisa ser consertado.

Infelizmente muita gente gosta de ouvir este canto de sereia.