sexta-feira, 25 de abril de 2008

Jatene tem até quarta-feira para decidir sobre candidatura

O ex-governador Simão Jatene (PSDB) será informado por todo o dia desta sexta-feira, por interlocutor tucano dos mais abalizados, de que até a próxima quarta-feira, precisamente às 22h, deverá dizer se vai ou não sair candidato a prefeito de Belém nas eleições de outubro.
Se até essa data o ex-governador não se resolver ou disser que não será mesmo candidato, um grupo dentro do partido vai sentir desgarrado de quaisquer amarras políticas para anunciar logo, logo – se possível até mesmo no dia seguinte – que estará aderindo a uma outra candidatura.
Assim está o clima – na base do quase ultimato a Jatene – no ninho tucano, ou pelo menos em boa parte dele. A avaliação do segmento que pede pressa na definição do ex-governador está convicto de que o partido continua até agora empacado, na base do não anda, nem desanda, do vai-não-vai.
Essa indefinição, alegam esses tucanos, é um complicador de peso. Reflete-se amplamente no âmbito do próprio PSDB, que ora transmite para a sociedade uma imagem de que está meio que perdido em meio às pré-negociações eleitorais, ora se mostra como um obstáculo para outras legendas que, muito embora férteis a prováveis alianças com os tucanos, revelam-se mais propensas a procurar outros apriscos, porque não podem esperar tanto tempo pela definição do partido de Jatene.
O ex-governador, não é segredo para ninguém, tem resistido com todas as suas forças às pressões internas do partido para que saia candidato. Gostaria de ser mesmo um grande eleitor no pleito deste ano e de conduzir o partido para o que se pretende seja a retomada de um naco de poder apreciável, representado pela Prefeitura de Belém.
Mas o grande entrave que envolve essa opção de Jatene reside num fato: com quem aliar-se? E se o PSDB pretende sair com candidato próprio em Belém, qual seria esse candidato? Seria um candidato com cacife eleitoral já consolidado ou apenas para fazer nome agora e alçar vôos mais altos em novos passos mais à frente?
São essas questões que o ex-governador Simão Jatene deverá avaliar com mais empenho até a próxima quarta-feira. Do contrário, teremos muitas novidades a partir de quinta.
Muitíssimas novidades.

Um comentário:

Anônimo disse...

Luluquefala:
Quer fechar uma aposta como o Jatene não vai decidir nada até quarta que vem ?
Nem quinta, nem sexta, nem sábado, nem domingo, nem segunda, nem...