sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O prefeito que briga com os fatos


O prefeito de Belém, Duciomar Gomes da Costa, passou ontem uma hora no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Na foto aí em cima - de Luiz Carlos B. Xavier/Ascom-TRF1 -, o prefeito aparece nos corredores do tribunal, acompanhado de seu advogado.
Duciomar foi lá porque é réu em processo criminal. Foi até lá para ser interrogado. Teve que responder a acusações constantes de denúncia formulada pela Procuradoria Regional da República da 1ª Região, sediada em Brasília mesmo.
Sobre o prefeito de Belém não recai pouca suspeita. Sobre o gestor se esparramam suspeitas frondosas, mas do que a galhada que as centenárias mangueiras da cidade já tiveram e vão perdendo a cada dia.
A acusação do Ministério Público Federal é a de que a Prefeitura de Belém, gerida por Duciomar, passou a mão em mais de R$ 1 milhão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em vez de utilizar os recursos na implementação de ações e serviços de vigilância epidemiológica e sanitária, adquiriu cerca de 50 veículos para a Guarda Municipal (GBel), em 2006.
A denúncia não nasceu do nada. O procurador que ofereceu a denúncia, Paulo Queiroz, não acordou um dia qualquer, espreguiçou-se, olhou para os horizontes do Planalto Central e balbuciou para si mesmo: “Hoje, como não tenho nada para fazer, vou denunciar um prefeito qualquer. E o prefeito será o de Belém.”

Perícias
O procurador formulou a denúncia com base em fatos que foram devidamente periciados. Fatos e perícias estão nos autos, devidamente instruídos pelo desembargador federal que conduz o processo. Contra os fatos, ninguém briga. Mas ainda que se brigue com fatos, a briga deve ter um mínimo de conteúdo.
Não é o caso da briga que o prefeito de Belém trava com fatos que depõem contra ele.
Leiam aqui a nota sobre o assunto, disponível no site da Prefeitura.

  • “A Prefeitura Municipal de Belém informa, em relação à denúncia de que supostamente houve desvio de finalidade na utilização de recursos materiais destinados à saúde na compra de carros para a Guarda Municipal, que houve uma auditoria realizada por técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que vieram a Belém e concluíram em seu relatório que a denúncia era inconsistente. Segundo o parecer final, não foi constatado desvio de finalidade. Neste sentido, desejoso de obter a decisão judicial conclusiva, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, solicitou ao desembargador Cândido Ribeiro audiência para que fosse ouvido no processo. Munido do relatório do SUS o prefeito participa, em Brasília, nesta quarta-feira (14 de fevereiro), com o referido desembargador.”
O prefeito tem todo o direito de dizer que não passam de invencionices, que são mentirosos os ilícitos que lhe são imputados. Mas não pode apenas dizer que são mentirosos. Deve convencer a opinião pública de que não têm veracidade alguma. Essa nota é um desrespeito à população de Belém, que paga o salário do prefeito.
Vejam aqui: “Neste sentido, desejoso de obter a decisão judicial conclusiva, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, solicitou ao desembargador Cândido Ribeiro audiência para que fosse ouvido no processo.”
Há audiências e audiências. A impressão que se tem é de que a audiência foi solicitada para uma visita de cortesia. Mas não foi. A audiência a que se refere o gestor é um interrogatório. Interrogatório existe em processo criminal. Quem responde a um processo criminal é suspeito de um crime.

Holofotes
É verdade que o prefeito “solicitou a audiência”, como diz, mas pediu para ser interrogado em Brasília porque ficaria, como ficou, um pouco mais distante dos holofotes, o que não aconteceria ser depusesse em Belém, conforme chegou a se cogitar. Não poderá o prefeito, todavia, esquivar-se da negativa repercussão política de tudo isso.
E por que não disponibilizar na internet, para todo mundo ver, a auditoria efetuada por técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo a prefeitura, teriam atestado in loco em Belém que a denúncia do MPF é descabida, mentirosa e sem consistência?O prefeito homenagearia a inteligência da população se, diante de uma situação como a que enfrenta, ficasse calado. Seria melhor do que falar. Falar pouco, mas induzir de forma enviesada os desavisados a imaginarem que o podre só existe no reino da Dinamarca.

5 comentários:

Anônimo disse...

E essa mesma "figura" está sendo disputadíssima e cortejada pelos principais partidos (PT< PSDB< PMDB) ,numa possivel aliança (que casamento esse...) de olhos no cargo de vice-prefeito.
Eles se merecem.
Farinhas azedas do mesmo saco.
O distinto eleitor, não.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Pois é, Anônimo, tomara que os eleitores não se metam neste saco. Tomara.
Abs.

Anônimo disse...

O PIOR É QUE ESSA FARINHA JÁ ERA AZEDA DESDE QUANDO AINDA ERA MANDIOCA, OU SEJA, ANTES DAS ELEIÇÕES PARA OS FORNOS AOS QUAIS ELA SE CANDIDATOU. E O POVO, COMO SEMPRE AINDA A ENFIOU NO SACO, ISTO É, NELA VOTOU. AGORA TEM QUE COME-LA ATÉ NÃO SEI QUANDO, POIS OS FEIRANTES NÃO PARAM DE A OFERTAR. É MUITA FARINHA PARA O NOSSO HUMILDE VOTINHO!

Anônimo disse...

Cada um que cuide de sua farinhas, Anônimo. Os eleitores, inclusive. E devem ter sempre cuidado para não apostarem em farinhas que azedam logo. Como não têm muito cuidado, por isso é que essa "tchurma" toda está aí, lépida e fagueira, fazendo o que não deve.
Abs. e um bom final de semana. Com boas farinhas (rsssss)