terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Depois do Banco do Cidadão, o CredPará

A governadora Ana Júlia está de malas prontas para viajar a Santarém. Vai anunciar nesta quinta-feira a criação do Cred Pará e, por conseqüência, do Banco do Cidadão.
É do interesse da governadora fazer o anúncio em alto estilo. De uma só vez, expurga da memória de seu governo um banco que acabou naufragado em meio a denúncias de graves irregularidades e oferece de bandeja ao vice-governador, o santareno Odair Corrêa, a oportunidade para continuar à frente do novo programa e, com isso, tentar revitalizar-se politicamente.
É preciso mesmo que Ana Júlia dê uma mãozinha para que Odair e, por extensão, o governo de que faz parte, tente desvincular seu nome de comprovações a que chegou comissão de inquérito designada pela Auditoria Geral do Estado para saber, de fato, o que estava se passando no Banco do Cidadão.
E o que se passou por lá não foi pouco. Constataram-se desvios de verbas de diárias e de gabinete por servidores comissionados já sumariamente exonerados e que, dependendo do grau de culpabilidade, deverão responder penalmente para ressarcir o ressarcimento do erário.
Também há denúncias de supostas fraudes na concessão de empréstimos fictícios, operações irregulares e a utilização de laranjas para conseguir o dinheiro destinado ao fomento de pequenos empreendedores.
Muito embora os afastamentos dos envolvidos tenham sido decretados, até hoje os resultados do trabalho da comissão não foram dados a conhecer ao distinto público. De qualquer forma, é possível que venham a ser conhecidos a partir de procedimento aberto pelo Ministério Público, através do promotor Jorge Mendonça Rocha, para apurar os supostos desvios.
Mesmo com tudo isso, ninguém se engane: Odair continuará dando as cartas no Cred Pará. É certo que o Banpará é que vai ser a unidade gestora do programa e proceder à liberação dos recursos, mas pessoas da confiança do vice-governador vão atuar efetivamente na condução do Cred Pará.
E assim Odair Corrêa segue turbinando aos poucos suas pretensões de candidatar-se, ao que se diz, a deputado federal em 2010.

4 comentários:

Anônimo disse...

senhor Odair corrêa tem um agente aqui em soure que estar pedindo de cada pessoa que vai assessar ocredito ovalor de $50.00 {cincoenta reais};espero que seja tomado uma providencia.

Ali Araújo disse...

Saudações à pessoa que teceu o comentário acima, parabenizo-a pela iniciativa, mas considere o seguinte:
1º - Antes de tentar prejudicar pessoas que estão realmente trabalhando em prol da população sourense, identifique-se. Seria mais digno.
2º - A sua denúncia seria mais bem aceita se apresentasse pelo menos uma prova concreta.
3º - Segundo a novo acordo ortográfico a palavra cinquenta agora se escreve sem o trema, mas não “cincoenta”.
Portanto, antes de fazer uma denúncia, tome pelo menos esses cuidados.
Atenciosamente,
Ali Araújo – CREDPARÁ - SOURE

Unknown disse...

Sr(a). Ali Araújo,

busquei o blog para informações sobre o CREDPARÁ e não pude deixar de observar ambos comentários, não quero me pronunciar contra ou a favor de alguém, mas , sim, a favor do direito de expressão.
O cidadão acima não fez nada a mais do que exercer o seu direito de cidadão em denunciar uma possível irregularidade, este, por sua vez, também possui direito ao anonimato, assim como quem faz denúncia a algum órgão de segurança pública, disque denúncia, por exemplo. O anonimato possível nestas duas situações não é mera coincidência, mas um direito assegurado.
Concordo na sua segunda colocação, a denuncia poderia ser mais consistente se fossem apresentadas provas, mas estas não retiram do cidadão o direito de denunciar e, muito menos, a seriedade da denúncia e a responsabilidade dos órgãos competentes de investigar se há procedência nos argumentos. É para isso que eles existem.
Ele menciona "um agente", não faz menção a ninguém, não desmerece ou equipara a tal comportamento, possivelmente arbitrário, os demais funcionários da repartição. Mais uma vez insisto, cabe aos órgãos competentes averiguar a situação e seus agentes.
Meu caro Ali, nem todos são providos de conhecimentos profundos das normas gramaticais. Mas adverto-lhe, apesar dos desvios gramaticais na comunicação do "sr. anônimo" , esta não pode ser considerada errada, pois seu objetivo foi alcançado, comunicar. Comunicação é um processo muito maior e abrangente do que meramente escrever,e, maior ainda que a gramática. Não quero minimizar aqui a sua importância. O fato é que não só os doutos podem, e devem, exercer os seus diretos, o de denunciar é um deles.
O anonimato, a falta de provas concretas, o desvio gramatical, não põem em cheque a gravidade da denúncia e a responsabilidade do poder público, seja em qual for a esfera, de apurar e punir caso seja necessário. A denúncia é o primeiro passo para o combate a corrupção e a impunidade.

Salomão Favacho
Comunicólogo

Anônimo disse...

Arrasou Edson estou contigo boa colocação amigo. O mais importante aqui é a denuncia em si e não os erros de gramatica. É por isso que esse país esta essa bagunça aí nós vemos. Ao invés de se preocuparem com o que realmente importa que é a corrupção, eles simplesmente fazem vista grossa quanto a isso. E vem se preocupar com erros de escrita há faça me o favor.... Seu Ali pode me criticar se quiser não dou a mínima pro que vai falar!!! O que importa é que sou pessoa de bom caráter também não sou boa de português mas não ligo pra isso. Pois ainda posso estudar e aprender, e quanto a caráter isso não se tem muito a falar ou você é bom caráter ou mal caráter??? Simples assim tá explicado. Antes de sair criticando o que não deve, reveja os princípios de ser um bom cidadão, uma pessoa de bem ou bom caráter. Esse é o meu conselho pra você seu Ali passar bem.